Visualizações

domingo, 11 de agosto de 2013

Quadriláteros: Conceitos e Exemplos.

> Em geral, um quadrilátero será uma figura geométrica limitada por quatro lados, todos diferentes e que formam entre si quatro ângulos internos também diferentes. Em qualquer caso, a soma das amplitudes dos ângulos internos de um quadrilátero é sempre 360º.
Quando existe determinada regularidade quanto aos comprimentos e/ou às posições relativas de alguns dos lados do quadrilátero este recebe uma designação especial:


*Trapézio - quadrilátero que tem, pelo menos, dois lados paralelos. A esses lados dá-se o nome de bases do trapézio (base maior e base menor). A distância que separa as duas bases, medida na perpendicular a ambas, designa-se por altura do trapézio;




*Paralelogramo - quadrilátero cujos lados são paralelos dois a dois. Sendo paralelos dois a dois, os lados opostos têm igual comprimento e os ângulos opostos têm a mesma amplitude. Além disso, as diagonais do paralelogramo intersectam-se no ponto médio de cada uma.




*Quadrado - retângulo que tem dois lados consecutivos com o mesmo comprimento (o que implica que todos os lados sejam iguais).




*Losango - paralelogramo em que dois lados consecutivos têm o mesmo comprimento. As diagonais de um losango são perpendiculares entre si.



* Fonte: http://www.infopedia.pt/$quadrilateros;jsessionid=hfHcs3xB3CIl1A3u-HaMZQ
*By: Equipe Polimática.

                                                     Salvador-BA
                                                           2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário